O Ação 2020 foi inspirado no Action 2020 desenvolvido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Baseado na ciência, o Action2020 define uma agenda de negócios para o desenvolvimento sustentável para 2020 em escala global. É uma plataforma que evidencia como as empresas podem influenciar positivamente as tendências ambientais e sociais e, ao mesmo tempo, reforçar a sua própria capacidade de resistência a questões como alterações climáticas, dinâmicas demográficas e escassez de mão de obra qualificada.

Em nível global, o processo foi realizado a partir de uma consulta ao Stockolm Resilience Center e outros atores sociais para a definição das nove áreas prioritárias a serem trabalhadas e construção dos objetivos da sociedade (Must-Haves), mensuráveis e verificáveis, para cada uma dessas áreas prioritárias.

A Iniciativa, liderada pelo WBCSD, tem sido adaptada e implementada por toda a Rede Global de Parceiros, organizações que, como o CEBDS, são catalizadores das discussões e práticas de sustentabilidade corporativa em 64 países. Atualmente, essa implementação ao redor do mundo se encontra em diferentes estágios. Pode-se citar o caso de alguns países asiáticos, que além de trabalhar individualmente têm também desenvolvido uma estratégia regional de implantação, assim como ocorre com alguns países africanos. Ao todo, 32 países estão envolvidos na implementação nacional ou regional do Action 2020.

Como coordenador da América Latina para a Rede Global do WBCSD, o CEBDS tem acompanhado de perto a discussão na região, assim como em sintonia com os demais parceiros da Rede.

Veja no mapa os países que já realizam ações baseadas no projeto Action 2020.