EEB

Eficiência Energética em Edificações

O PROJETO

O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações – EEB Lab – é uma solução de negócios identificada pelo WBCSD no Action 2020 que vem sendo aplicada em diversos países. O Brasil foi escolhido em 2014, com foco na cidade do Rio de Janeiro. O projeto envolve a identificação de barreiras não-técnicas (financiamento, regulamentação e organizacional), reunindo os principais stakeholders em um evento de três (3) dias para primeiro discutir e apontar soluções para lidar com essas questões e, depois, construir um plano de ação a ser colocado em prática na cidade do Rio de Janeiro.

Edições anteriores ocorreram em Houston, Varsóvia, São Francisco e Shangai e serviram de exemplo para a implementação dessa solução de negócio no Rio de Janeiro. 20 ações capazes de acelerar o investimento em eficiência energética resultaram do trabalho desenvolvido em Varsóvia. Em Houston foram estabelecidos quatro comitês de ação para dar sequência às medidas identificadas no laboratório. Informações adicionais podem ser obtidas no site do WBCSD.

O EEB Lab aconteceu no Rio de Janeiro como resultado da parceria estabelecida entre WBCSD e CEBDS e sob a liderança da Lafarge. Foi formado um Comitê Executivo com o objetivo de organizar o laboratório e convocar os especialistas, sendo responsável pela realização do evento. Coube ao Comitê Técnico conduzir as entrevistas, junto com o Comitê Executivo, durante o laboratório, revisar o estudo prévio sobre eficiência energética na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido encomendado junto à UFF, prover análise técnica e propor soluções para as barreiras identificadas.

CRITÉRIOS DE SOLUÇÃO DE NEGÓCIO

Impactantes

O EEB contribui para o Must Have de Mudança do Clima, especificamente para o ponto de “Elevar a 50% a participação de energias renováveis na matriz energética nacional”

Replicáveis

O laboratório pode ser replicado em outras cidades do Brasil, como São Paulo e Brasília, por exemplo.

Escaláveis

O projeto pode ganhar escala, pois as empresas e instituições envolvidas poderão implementar as medidas resultantes do laboratório de forma progressiva nas suas diversas edificações.

Mensuráveis

Pode-se auferir o número de empresas e instituições engajadas, número de ações propostas, economia de energia e emissões de gases de efeito estufa evitadas.

Além do Business as Usual

O tema de eficiência energética é amplamente debatido por vários dos segmentos que foram envolvidos no laboratório, mas pela primeira vez eles estiveram todos reunidos para elaborar um plano de ação conjunto.

Lideradas por empresas para responder aos objetivos da sociedade para 2020

O EEB é uma solução de negócio do Action 2020 do WBCSD, tendo a Lafarge como um dos co-chairs. A empresa assumiu a responsabilidade de trazer o laboratório para o Brasil, junto com o CEBDS e o WBCSD, tendo participado do laboratório anterior realizado em Houston. Outras empresas aderiram à iniciativa e se engajaram desde o início no projeto.

MONITORAMENTO

A implementação das ações será acompanhada, bem como resultados alcançados em termos de redução do consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa evitadas.

PUBLICAÇÕES

PARCERIA / PATROCÍNIO

EMPRESA MADRINHA

EMPRESAS PARTICIPANTES