AÇÃO 2020

Inspirado no Action 2020, o projeto do CEBDS se concretiza com o lançamento da plataforma e busca contribuir para superar alguns dos principais desafios socioambientais brasileiros

O Ação 2020 é uma plataforma que busca tornar claros e acessíveis os caminhos para que as empresas possam estruturar e implantar soluções de negócios rumo a um país mais sustentável. Com o desenvolvimento dessa plataforma, o CEBDS busca, em conjunto com seus associados, contribuir para superar, até 2020, alguns dos principais desafios ambientais e sociais brasileiros.

Inspirado no Action 2020, desenvolvido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a construção do Ação 2020 parte da identificação de objetivos da sociedade para 2020, os chamados Must-Haves, para sete Áreas Prioritárias da agenda do desenvolvimento sustentável. Em resposta aos desafios elencados nos Must Haves e buscando tornar claras as oportunidades que se apresentam para as empresas, serão elaboradas Soluções de Negócios a serem trabalhadas até 2020. Para o sucesso de implantação das soluções propostas, são também destacados os Fatores Impulsionadores necessários para ultrapassar as barreiras que hoje dificultam a implementação de ações como essas.

A plataforma Ação 2020 consolida o trabalho iniciado com o lançamento, em 2012, do Visão Brasil 2050, um conjunto de recomendações sobre o que é preciso fazer para chegarmos à metade do século em condições de oferecer vida digna aos 226 milhões de brasileiros, dentro dos limites estabelecidos pelos nossos ecossistemas.

Um processo colaborativo

O processo de construção do Ação 2020 foi estruturado em duas etapas principais:

Em fevereiro e março de 2014 foram realizados workshops com renomados especialistas, representantes da sociedade civil, academia e governos, nas sete áreas prioritárias elencadas pelo Ação 2020. Tendo como ponto de partida um levantamento inicial de informações conduzido pelo CEBDS e, inspirados nos Must Haves globais, estabelecidos pelo WBCSD para cada Área Prioritária, os especialistas construíram as primeiras versões dos Must Haves brasileiros, consolidando um recorte inicial sobre os principais desafios e objetivos da agenda do desenvolvimento sustentável no Brasil.

De julho a outubro de 2014, representantes das empresas associadas ao CEBDS e convidados foram reunidos em uma série de encontros para apreciar e contribuir na construção dos Must Haves. A partir de discussões de tendências e estudos de caso inovadores, trabalhou-se também na identificação de possíveis soluções de negócio, assim como no levantamento dos fatores impulsionadores que poderiam contribuir com o sucesso dessas soluções.

O texto aqui apresentado é, entretanto, publicado em nome do CEBDS. Isso não significa que todos os associados e especialistas envolvidos endossem a íntegra do seu conteúdo ou concordem com todas as propostas aqui reunidas.

Facilitação:

Apoio:

Publicação Relacionada