Soluções de Negócios

Estratégias de atuação com as quais as empresas buscam responder aos desafios impostos pelos Must Haves

As soluções de negócio são estratégias de atuação com as quais as empresas buscam responder aos desafios impostos pelo Must Haves ao mesmo tempo em que beneficiam seus negócios.

Tais estratégias, a serem implementadas pelas empresas, incluem ações de caráter gerencial, operacional, comercial ou financeiro para alcançar os objetivos da sociedade – Must-Haves. Elas devem igualmente trazer implícitos benefícios para os negócios, entre os quais podem ser citados a redução de risco operacional e na cadeia de valor,  acesso a mercados, ganhos reputacionais, incentivo à inovação, crescimento, etc.

As empresas podem empreender essas soluções individualmente, em colaboração com outras, ou em parceria com organizações diversas. A plataforma do Ação 2020 permitirá que empresas e parceiros se unam em torno dessas soluções.

Alguns critérios devem ser observados para que uma ação empresarial seja classificada como solução de negócio no arcabouço do Ação 2020. Algumas perguntas devem ser utilizadas como guias para o atendimento desses critérios.

As soluções de negócio são caracterizadas como:

Impactantes

A solução de negócio traz uma contribuição significativa para o cumprimento de um ou mais Must-Haves?

Escaláveis

A solução de negócio é estruturada de forma que empresas que estejam interessadas possam implementá-la de forma progressiva?

Replicáveis

A solução de negócio pode ser replicada ou facilmente adaptada para outros negócios ou contextos geográficos?

Mensuráveis

O impacto da solução de negócio pode ser mensurado? Existem ferramentas de medição prontas para serem utilizadas?

Além do Business as Usual

A solução de negócio vai além do que já está sendo implementado pelas empresas (representa uma nova colaboração, processo ou tecnologia, dentre outros)?

Lideradas por empresas para responder aos objetivos da sociedade para 2020

A solução é capaz de gerar interesse e trazer o comprometimento de empresas ou grupo de empresas para seu desenvolvimento e implementação?

Caminhos para a ação

Como forma de responder aos desafios impostos pelos Must Haves e como base para a estruturação das soluções de negócios, algumas linhas preliminares e não exaustivas de ação foram sugeridas pelos especialistas e outras, apontadas pelas empresas para cada uma das áreas prioritárias.

Direitos e Necessidades Básicas
Produção e Consumo Sustentável
Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos
Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Segurança Alimentar

Ao longo do processo de construção do Ação 2020 em 2014, cerca de 20 sugestões de caminhos para as soluções de negócios foram propostos e poderão ser priorizados e desenvolvidos ao longo de 2015.